Quinta, 13 de Agosto de 2020 23:02
89999013815
Polícia Reagente

Operação Reagente: Investigações iniciaram após auditoria de licitações em Picos.

Operação visa desbaratar grupos criminosos que atuam no desvio de recursos destinados a pandemia de Covid-19

02/07/2020 10h49 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: redação
Polícia Federal no prédio da secretaria de saúde em Picos
Polícia Federal no prédio da secretaria de saúde em Picos

A operação reagente, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (02/07), teve início após uma auditoria do TCE (Tribunal de Contas de Estado do Piauí) no município de Picos – PI. Agentes da PF (Polícia Federal) cumprem mandados de busca e apreensão em Teresina, Uruçuí, Picos e Bom Jesus (todos no estado do Piauí) com o objetivo de desbaratar grupos que atuam no desvio de recursos destinados à pandemia de Covid-19.

De acordo com as investigações, documentos públicos foram falsificados para direcionar empresas a processos licitatórios de testes rápidos. Os Relatórios apontam superfaturamento de 40% desses testes.

O mesmo esquema se propagou por mais 28 municípios, que segundo publicação no Diário Oficial do TCE-PI são: Acauã, Alvorada do Gurgueia, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Belém do Piauí, Bocaina, Bom Jesus, Campo Grande do Piauí, Elizeu Martins, Francisco Macêdo, Fronteiras, Ipiranga do Piauí, Isaías Coelho, Júlio Borges, Landri Sales, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Picos, Redenção do Gurguéia, Santana do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, São João do Piauí, São José do Peixe, São José do Piauí, São Luís do Piauí, Sebastião Leal, Sussuapara e Uruçuí.

Os investigados podem responder por associação criminosa, desvio de recursos públicos e dispensa indevida de licitações. Somadas as penas alcançam 20 anos de reclusão.

O Delegado Albert Moura diz que existe uma série de trabalhos da PF (Polícia Federal) em todo o país com objetivos similares.

“Esse trabalho compõe uma série de trabalhos da polícia federal no Brasil.”

Ele1 - Criar site de notícias